Bem-vindo à base de dados do MST!


Esta base de dados resulta de mais de 10 anos de trabalho, e contém uma amostra do acervo já digitalizado. Aqui podem ser encontradas mais de 15 mil fotografias históricas, representativas de ações desenvolvidas pelo movimento nacionalmente e nos estados desde a sua fundação. O acervo encontra-se catalogado e indexado por assunto. Detalhes permanecem pendentes (orientação das imagens, por exemplo). Isso se deve ao esforço em trazer o acervo ao público, enquanto paralelamente, seu processamento é finalizado.

Projeto de História e Memória

A importância da historia para a organização está vinculada ao próprio surgimento do movimento que tem por base as experiências de lutas passadas, as memórias e histórias que nos trazem sabedoria, aprendizados e mística. Acompanhando o caminhar dos 40 anos de existência do MST, foram dados passos no sentido de organizar, garantir o aumento da vida útil dos documentos e construir linhas políticas para avançarmos na autogestão do acervo e no cuidado com a preservação de registros documentais.

Da natureza da origem do MST surge um grande desafio para a elaboração sobre os cuidados com memória e o arquivo, porque só é possível compreender o Movimento no bojo da luta pela terra no Brasil. Pensar no cuidado com materiais e memória é a preocupação da articulação do passado, do presente e do futuro de lutas que são maiores que o próprio Movimento, e da necessidade de contribuir, a partir da experiência Sem Terra, com a memória e acervo na perspectiva da luta pela terra e reforma agrária no país.

Equipe de Arquivo e Memória

Desde 2014 o MST constitui, a partir de sua organicidade, a Equipe de Arquivo e Memória, com o objetivo de organizar os documentos contidos na secretaria nacional do MST. Com o passar do tempo, a equipe foi se moldando e assumindo um escopo de tarefas, dentre as quais a produção, uso, guarda e difusão dos documentos do MST, a organização do acervo, articulações com outras instituições como UCLA e CEDEM